segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Obesidade na infância



As altas taxas de prevalência de obesidade na infância vêm preocupando profissionais da área de saúde. Conceitualmente, a obesidade pode ser classificada como o acúmulo de tecido gorduroso, localizado em todo o corpo, causado por doenças genéticas, endócrino-metabólicas ou por alterações nutricionais. É uma enfermidade crônica que vem acompanhada de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura.

O excesso de peso na infância (até 10 anos) acontece geralmente por uma combinação de fatores, incluindo hábitos alimentares errôneos, propensão genética, estilo de vida familiar, condição socioeconômica, fatores psicológicos e etnia.

Um fato bastante importante dentro das causas da obesidade infantil é que mais de 95% desenvolvem obesidade por causa nutricional. Outro fator importante é o histórico familiar. Uma criança que os pais são obesos possui 80% de chances de desenvolver a obesidade. É certo afirmar que o risco da criança obesa tornar-se adulto obeso aumenta acentualmente com a idade, dentro da própria infância. Assim, quanto mais idade tem a criança obesa maior chance terá de se tornar um adulto obeso.

Os problemas causados pela obesidade em longo prazo são:

- Crescimento: idade óssea avançada, aumento da estatura, menarca precoce;
- Respiratórias: apneia de sono, infecções;
- Cardiovasculares: hipertensão arterial, hipertrofia cardíaca;
- Dermatológica: micose, estrias, lesões de pele como dermatites e piodermatites;
- Metabólicas: resistência à insulina, diabetes tipo 2; hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia, esteatose hepática.
- Psicológica: discriminação, aceitação diminuída, isolamento, afastamento das atividades sociais.

Diante desta verdadeira "epidemia" de obesidade a que se assiste nos dias de hoje e frente ao fato de que o quadro da obesidade é extremamente complexo no que se diz respeito às suas repercussões nos diversos sistemas orgânicos, o tratamento deve ser instituído a partir do instante em que se diagnostica o problema. Não há lugar para adiamentos ou negligência ou ter a perspectiva de que o problema resolve por si só. As consequências das alterações metabólicas que ocorrem na obesidade infantil podem ser muito extensas e intensas, além de muito variadas, atingindo praticamente todos os sistemas orgânicos.

Procure acompanhamento nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário