segunda-feira, 29 de setembro de 2014


Festas de aniversários com deliciosas mesas de doces, protagonista dos passeios no parque na forma de coloridos algodões-doces, recheados nas merendas ou espalhados pelas prateleiras do supermercado. Os açúcares, gordura hidrogenada e corantes estão sempre presentes na alimentação da criançada. 

Ao mesmo tempo em que dão prazer e arranca sorrisos até da criança mais emburrada, podem se transformar em verdadeiros pesadelos para os pais.

Considerado por muitos especialistas como o vilão da saúde, o açúcar em excesso na infância pode causar problemas como deficiência de vitaminas, hiperatividade, cárie e obesidade.

Outro vilão muito encontrado em alimentos infantis é a gordura hidrogenada. As empresas alimentícias elaboram essa gordura para melhorar a consistência e aumentar o tempo de conservação de produtos como margarinas, sorvetes, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos e bombons. O problema é que ela é duplamente prejudicial: eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue ao mesmo tempo em que diminui os de colesterol bom (HDL). Além disso, não é sintetizada pelo corpo, o que resulta na produção de gordura visceral, aquela que se acumula na região da cintura.

E os corantes encontrados nesses alimentos? Por serem substâncias estranhas ao organismo, o excesso de corante pode desencadear reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritações gástricas e até alguns problemas na pele.

O mais indicado é educar a criança a consumir alimentos na sua forma mais natural possível. A formação de hábitos alimentares se dá desde a gestação e até os dois anos, principalmente. Por isso os hábitos alimentares ensinados pelos pais determinarão a saúde na infância, na adolescência e na vida adulta. Escolha sempre a saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário