segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ovo na infância



O consumo de ovos é ainda um assunto polêmico e na alimentação das crianças ainda mais.

Sabemos hoje que o ovo é um alimento muito nutritivo e que não é tão vilão do colesterol. Rico em nutrientes antioxidantes como as vitaminas A, D, E, ferro, zinco e selênio, ele ainda carrega em sua composição gorduras saudáveis para o bom funcionamento do coração e das funções neurológicas, além de proteínas de alto valor biológico. Também pode ser considerado uma das principais fontes de colina, substância importante para a formação do sistema nervoso central de bebês e vital para a manutenção da boa memória.

Mas é necessário atenção com relação a oferta do ovo para crianças. Isso porque é um alimento que pode propagar um processo alérgico.

Pode ser oferecido a partir dos seis meses de idade. Primeiramente, deve-se oferecer a gema cozida juntamente com a papinha do bebê. É necessário repetir o processo mais duas vezes com três dias de espaçamento observando possíveis alterações. Aos 12 meses pode oferecer o ovo inteiro, mas repita o processo para verificar se há ou não alergia a clara do ovo.

É importante salientar que os ovos nunca podem ser oferecidos crus à criança em qualquer idade. A legislação recomenda o cozimento do ovo por 7 minutos após fervura para garantir a eliminação dos microrganismos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário