segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Refrigerante: um perigo para os dentes


Refrigerante é um depósito de açúcares, adoçantes artificiais, corantes, flavorizantes, conservantes e muitos outros "lixos". Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), entre 56% e 85% dos escolares americanos consomem pelo menos uma lata de (300 ml) refrigerante por dia. No Brasil, infelizmente, esse consumo é muito parecido entre os pequenos. Desse grupo, 20% consomem 4 ou mais porções ao dia. Em uma conta rápida: são ingeridos 9 litros de água açucarada com aditivos químicos por mês. Uau!
Esse consumo elevado de refrigerante afeta diretamente a saúde dental das crianças. Destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Os níveis de pH dessas bebidas também costumam acelerar a erosão dos dentes. A erosão dental é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência.
As versões diet e light são vistas por alguns pais como solução para o consumo de refrigerante. Mesmo não contendo açúcar, elas não são recomendadas e são consideradas pelos especialistas tão ruins quanto à versão original.

Assim, o consumo de sucos naturais, água ou água de coco é a melhor solução para garantir a saúde bucal e nutricional dos pequenos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário