quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A importância da água


As crianças possuem cerca de 80% do peso corpóreo constituído de água (nos recém - nascidos, essa porcentagem pode ser ainda maior).

Para as crianças a água exerce um papel importante no crescimento e funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestinos e a ingestão da mesma deve ser incentivada pelos pais, como prática saudável desde o início da vida. Para isso, assim como qualquer outro hábito alimentar na infância, é importante que os pais deem o exemplo, consumindo e estimulando o consumo de água.

Ofereça água quando a criança estiver acordada. Deve-se aumentar a oferta de líquidos nos dias quentes e quando o bebê estiver com febre. Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais susceptíveis ao stress por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Também tem uma menor capacidade de suar que os adultos, tendo assim menos capacidade de dissipar o calor do corpo.

Caso a criança perca muita água através de transpiração excessiva ou pelo trato gastrointestinal, como febre, diarréia ou vômito, consulte um especialista e verifique a necessidade de se aumentar a ingestão de água para garantir a perfeita hidratação do seu filho.


Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação, já que sua composição é de aproximadamente 88% de água. Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário