quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Obesidade na Adolescência



A adolescência corresponde a um período da vida no qual ocorrem profundas modificações no crescimento e maturação do ser humano. Entre o intervalo dos l0 aos 19 anos é extremamente difícil estabelecer uma definição precisa para obesidade e excesso ponderal. Durante o processo de crescimento e maturação, as proporções corporais, a massa óssea e a relação entre tecido gorduroso e muscular sofrem variações de diferentes magnitudes e velocidades.

Crianças e adolescentes obesos serão adultos obesos em potencial e estarão sujeitos ao desenvolvimento das diversas complicações clínico-metabólicas encontradas na fase adulta. Além disso, este grupo de adolescentes já apresentam, antes mesmo de atingir maturidade, fatores de risco clínico-metabólicos para desenvolvimento da síndrome de resistência insulínica. A obesidade predispõe o adolescente à elevação dos níveis séricos de VLDL, LDL, triglicerídeos (TG), apolipoproteína A-1, níveis elevados de pressão arterial sistólica e diastólica e ao desenvolvimento de acanthosis nigricans, lesão dermatológica considerada indicadora de severidade da resistência insulínica. 

Este problema, além de afetar todo o sistema de saúde do adolescente, vai ainda danificar um dos pontos mais fortes e mais importantes para a criação de um ser adulto com força para aguentar a vida: a autoestima. Um jovem que sofre deste tipo de problema vai ter uma autoestima realmente baixa, com grandes dificuldades em fazer amizades ou manter a socialização a um nível que seja saudável, fazendo assim com que a vida adulta seja muito mais complicada.

Promover bons hábitos alimentares e estimular a prática de atividade física é o começo para obter bons resultados no tratamento contra a obesidade. O mais importante é que o adolescente obeso sinta que tem todo o apoio psicológico da família e amigos para ultrapassar um problema tão complicado como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário