quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A importância do papai na gestação


A gestação costuma ser vista praticamente como coisa de mulher. Poucas grávidas acreditam que seus parceiros compreendam o que está acontecendo com elas, e a verdade é que muitos futuros papais realmente não entendem, apesar de mostrar interesse. Mas é necessário mudar isso.
A importância do pai durante a gestação não se restringe a apenas dar suporte físico à mulher. Sua presença colabora para criar um vínculo familiar entre pai, mãe e o filho, antes mesmo do nascimento. Durante os meses de gestação, o feto ouve a voz paterna e percebe a influência que exerce em sua mãe, através dos batimentos cardíacos, produção hormonal e corrente sanguínea.
A voz paterna é tão importante para a criança que se o pai se comunicar com ela ainda in útero, a criança é capaz de reconhecê-la e de reagir, logo ao nascer. Assim, se por qualquer obstáculo mãe e bebê são separados após o nascimento, e se a mãe estiver impossibilitada de acompanhar sua recuperação, o pai deve assumir e estabelecer contato com ele para que não perca seus referenciais intra-uterinos, podendo sentir-se novamente em segurança.

Outro ponto importante é a alimentação durante a gestação. Para facilitar a adequação ao novo estilo de vida, o papel paterno é muito importante a fim de torná-la mais fácil. Evite os alimentos desaconselhados para o período da gravidez. Diminua ou corte completamente o álcool. Não fume. Adote passatempos saudáveis, como passeios ao ar livre ou atividades na piscina, ou programe um fim de semana fora. Pequenas mudanças fará um grande diferencial no processo saudável da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário