quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O peso do seu filho está adequado?


O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.
Será que o seu filho está com o peso adequado?
As curvas de crescimento infantil, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento dos pequenos. É importante ressaltar que o peso e crescimento variam de criança a criança, com as suas particularidades. O importante é estar dentro da normalidade estipulada pela OMS.
Um estilo de vida mais sedentário, com crianças que passam mais tempo dentro de casa, entretidas com as novas tecnologias, a introdução de alimentação fast food, a abundância de doçarias prontas a consumir entre outros fatores, levam a deficiência no desenvolvimento.
Na infância, a perda de peso não é comum. Depois de uma fase a criança começa a diminuir o ganho de peso, mas nunca deve deixar de ganhar ou estacionar. Já na outra extremidade, o ganho de peso é um fator crescente. A falta de atividades físicas aliada a uma dieta desbalanceada e com alto teor de gordura são os principais responsáveis pelo aumento de peso dos pequenos.

Visando isso, é de extrema importância o acompanhamento de profissionais capacitados. Não deixe de levar seu filho às consultas de rotina com a nutricionista e o pediatra para que, juntos, vocês possam investigar as razões do baixo ou ganho de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário